História

A LUSÁGUA foi fundada em 1987 com a participação maioritária da Sociedade General de Águas de Barcelona, S.A., tendo-se constituído uma das principais operadoras privadas dos Sistemas Municipais de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais.

 

A sua atividade iniciou-se em Alcanena com adjudicação da prestação de serviços de condução, manutenção, e conservação dos Sistemas de Tratamento de Águas Residuais, Sistema de Recuperação do Crómio e Sistema de Recolha, Transporte e Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais.

 

Em 1997 foi adjudicado à LUSÁGUA o contrato de Recolha e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos, Distribuição, Manutenção e Lavagem de Contentores em Alcanena, com a duração de 10 anos.

 

Em 2001 a LUSÁGUA obteve a certificação da ETAR de Alcanena com as normas da qualidade (NP ISO 9002:1995).

Esta foi a primeira ETAR em Portugal com um Sistema de Gestão de Qualidade Certificado.

 

Em 2001 passou a integrar o Grupo Águas de Portugal, tendo como único acionista a AQUAPOR, empresa do Grupo especializada na gestão de sistemas municipais. A aliança entre a AQUAPOR e a LUSÁGUA permitiu criar economias de escala com vista a garantir uma melhor prestação de um conjunto de atividades e serviços, a um menor custo e com meios de controlo técnico e de gestão mais eficazes, beneficiando diretamente a população e os municípios servidos.

 

No mesmo ano foi adjudicado à LUSÁGUA o contrato de Exploração e Gestão do Sistema de Abastecimento de Água ao Concelho de Alcanena, com a duração de 15 anos.

 

Em 09/02/2006 a LUSÁGUA obteve a certificação com as normas ISO 9001:2000 do contrato de Concessão da Exploração e Gestão do Sistema de Abastecimento de Água do Concelho de Alcanena.

 

Em Julho de 2006 deu-se a reestruturação naquilo que constituiu o grande desafio da gestão do ano.

 

As atividades da LUSÁGUA - GESTÃO DE ÁGUAS, S.A. foram separadas por área de negócios e distribuídas por três empresas:

  • AQUAPOR SERVIÇOS, S.A. - herdou a estrutura central, técnica e de serviços de apoio existentes em Lisboa, e adquiriu as concessões detidas pela Luságua.
  • LUSÁGUA - GESTÃO DE ÁGUAS, S.A. - herdou os negócios de Alcanena (Concessão de Águas, Serviços de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos e serviços locais de Operação e Manutenção de ETAR’s).
  • LUSÁGUA - SERVIÇOS AMBIENTAIS, S.A. - herdou as prestações de serviços ambientais de Operação e Manutenção de ETA, ETAR's e de outras infraestruturas hidráulicas, Assistência Técnica, Auditoria Especializada e Controlo Analítico.

 

Em 23/04/2007 foi prorrogado por mais 10 anos à LUSÁGUA o contrato de Recolha e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos, Distribuição, Manutenção e Lavagem de Contentores.

 

Em Agosto de 2007 a LUSÁGUA - GESTÃO DE ÁGUAS, S.A. mudou de dominação social e morada de sede social para LUSÁGUA ALCANENA - GESTÃO DE ÁGUAS, S.A. com sede social na Rua José Alves Anastácio nº 34, 2380-077 Alcanena.

 

Em Março de 2009 a LUSÁGUA ALCANENA - GESTÃO DE ÁGUAS, S.A., empresa  100% participada do GRUPO AQUAPOR mudou a morada da sua sede social para a Rua do Monte Branco, n.º 136 - 2380-057 Alcanena, recebendo apoio direto nas áreas de: recursos humanos, serviços jurídicos, sistemas de informação, direção administrativa e financeira (Tesouraria/contabilidade, compras e controlo de gestão).

 

Os serviços da LUSÁGUA ALCANENA - GESTÃO DE ÁGUAS, S.A., encontram-se segmentados em duas áreas de intervenção: Concessão e Prestações Serviços.

 

A prestação de serviços abrange os contratos de:

  • Recolha e transporte de Resíduos Urbanos (RU), distribuição, manutenção e lagagem de contentores, no município de Alcanena;
  • Operação de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) no distrito.

 

A concessão integra o contrato de exploração e gestão do sistema de abastecimento do Concelho Alcanena estabelecido com a Câmara Municipal de Alcanena em 03 de Julho de 2001, que se encontra certificado desde 09/02/2006.