Informações Genéricas

O que fazer em caso de...

 

...falta de água

  • Ao receber um aviso de interrupção do abastecimento de água na sua zona de residência, lembre-se de:
  • Fazer um cálculo da quantidade de água necessária para o período considerado; 
  • Fazer um cálculo da quantidade de água necessária para o período considerado;

 

  • Se não tiver conhecimento prévio, logo que se aperceba de que há falta de água:
  • Verifique se todas as torneiras dentro de casa estão devidamente fechadas; 
  • Desligue os aparelhos eléctricos que funcionam com água (maquinas de lavar roupa e louça, termoacumuladores).

 

Para se informar sobre a hora aproximada de normalização do abastecimento verifique no nosso site, no Facebook, no Twitter ou ligue para o Piquete de Avarias 249 889 323 (24 horas por dia).

 

  • Caso verifique que não existe interrupção no abastecimento na sua zona deve:
  • Averiguar se a interrupção do abastecimento abrange todo o prédio ou somente o domicílio; 
  • Confirmar se as torneiras de segurança, junto ao contador, estão em ponto aberto (para abrir devem manobrar-se no sentido inverso dos ponteiros do relógio).

 

Após estas medidas, se continuar sem água contacte-nos para o Piquete de Avarias 249 889 323 (24 horas por dia), para se resolver a situação com maior brevidade possível.

 

 

... fuga de água

 

Tenha em atenção que uma torneira ou autoclismo mal vedados provocam desperdícios de água significativos, perdendo em termos médios:

 

  • 2 m3 por mês | gota a gota;
     
  • 10 m3 por mês | com um fio de água de 2mm;
     
  • 100 m3 por mês | com um fio de água de 6 mm.

 

O esquema abaixo ilustra a percentagem de água consumida numa habitação por tipo de utilização:

 

 

Os desperdícios de água representam custos acrescidos para o Cliente, pelo que quando suspeitar que há perdas de água:

 

  • Feche todas as torneiras da sua casa, mantendo a torneira de segurança aberta; 
  • Se o ponteiro ou rolo de cor vermelha (litros e decilitros) se mover, é porque há perda de água através das torneiras, do autoclismo ou de rotura não visível.

 

Quando detectar uma rotura visível ou fuga de água nas canalizações e torneiras, feche, de imediato, a torneira de segurança.

Se não conseguir por este meio interromper a fuga de água contacte a Luságua Alcanena através do Piquete de Avarias 249 889 323 (24 horas por dia).

 

 

... problemas de pressão

 

Se notar que a pressão da água é insuficiente ou inconstante, contacte-nos também através do Piquete de Avarias 249 889 323 (24 horas por dia) para se detectar e reparar a anomalia com a maior brevidade possível.

 

 

Assistência Local

 

 

 

Serviços prestados pela Luságua Alcanena

  • Reparação das canalizações junto ao contador (unicamente até ao contador);
  • Reparação ou substituição da torneira de ramal (olho de boi);
  • Detecção de roturas em ramais de água;
 

Estes serviços são realizados por técnicos que lhe garantem a resolução dos seus problemas de forma rápida e eficaz.

Para solicitar os nossos serviços ou pedir informações contacte-nos através do Piquete de Avarias 249 889 323.

 

A Luságua Alcanena deverá ser sempre contactada quando, por motivo de reparação, seja necessário manobrar a torneira de suspensão do ramal ou a torneira de olho-de-boi, pois é a única entidade com competência legal para a realizar.

A torneira de suspensão do ramal do prédio e a torneira de olho-de-boi devem estar sempre acessíveis e em condições de serem facilmente manobradas.

As canalizações e os dispositivos de utilização da rede predial de distribuição domiciliária estão sob a responsabilidade dos seus proprietários/inquilinos, sendo da sua competência a atribuição, a conservação e manutenção dos mesmos, de forma a prevenir eventuais fugas de água.

Na construção de um ramal este deve ficar o mais próximo da via publica e com a colocação de uma caixa de contador com a frente para a mesma.

As roturas provocadas por terceiros são reparadas pela Luságua Alcanena e debitadas aos responsáveis pelas mesmas.

Sempre que se julgue conveniente, a Luságua Alcanena poderá proceder à fiscalização das canalizações e dispositivos de utilização, devendo para o efeito, ser-lhe facultado o acesso às instalações. Como resultado destas fiscalizações, a Luságua Alcanena indicará quais as reparações necessárias e o prazo permitido para a execução das mesmas.

 

Rede Predial

 

 

LEGENDA

Responsabilidade do Proprietário / Inquilino:

1 - Rede Predial de Distribuição Domiciliária

3 B - Ramal Domiciliário

4 B - Torneira de segurança

5 B - Coluna Individual

 

Responsabilidade da Luságua Alcanena:

2 A e B - Contador instalado em caixa

3 A - Contador instalado em Bateria

3 A - Ramal Domiciliário

4 A - Torneira de Olho de Boi

5 A - Coluna do Prédio

6 - Boca-de-incêndio (Fora do Edifício)

7 - Ramal de Ligação

8 - Torneira de Suspensão do Ramal

9 - Rede Geral de Distribuição (Conduta Geral)